Lisboa em Azulejo

02. OBJECTIVOS

O projecto "Lisboa em azulejo antes do terramoto de 1755" teve como principal objectivo a identificação iconográfica dos edifícios representados no "Grande panorama de Lisboa”" e a história de cada um deles. Baseou-se na análise comparativa com outras obras (pinturas, iluminuras, gravuras), cronologicamente anteriores, coevas ou posteriores, tendo em vista a  datação de cada monumento representado. As dúvidas concernentes à localização primitiva do painel, a encomenda do mesmo e à respectiva autoria constituíram preocupações constantes da equipa para a correcta compreensão desta importante obra-prima em azulejos.

Como resposta aos objectivos traçados articularam-se esforços no sentido de melhor identificar e examinar a arquitectura religiosa, civil e militar, as vias de circulação, largos, praças, pontes e chafarizes, quer pela recolha e cotejamento de material iconográfico, quer através da leitura de fontes manuscritas e impressas que permitissem uma releitura dos factos.

Também a análise laboratorial do objecto de estudo, e de outras obras assinadas daquele que se considera ser o autor mais provável, foi conduzida com vista ao bom rumo da investigação. A tentativa de definir o perfil mineralógico das pastas utilizadas na execução dos azulejos constituiu uma das tarefas prioritárias da equipa. Os resultados foram satisfatórios e reforçam a opinião dos historiadores da arte em matéria de atribuição do painel ao pintor Gabriel del Barco (fl. 1669-1701).

close